A coluna Prestes: disputas em torno da memória e do patrimônio

Autores

  • Amilcar Guidolim Vitor Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Júlio Ricardo Quevedo dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio, Disputas, Coluna Prestes

Resumo

Tanto a memória quanto o patrimônio cultural são campos multifacetados e expostos a processos de construção social, especialmente a partir de interesses de pessoas ou grupos. Buscando entendê-los sob uma perspectiva histórica que os reconhecem como um espaço de seleção e disputas do que deve ser lembrado ou esquecido, se expõe e analisa o caso do Memorial Coluna Prestes; localizado no município de Santo Ângelo, na região noroeste do Rio Grande do Sul, onde houveram acontecimentos importantes na década de 1920 que deram origem a marcha da Coluna Prestes. Depois de mais de setenta anos implantou-se um Memorial, gerando disputas e  produção de representações pela legitimidade do passado, o que ocasionou um processo de construção da memória e do lugar de memória criado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilcar Guidolim Vitor, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

É Historiador e Doutor em História, professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Estuda e orienta pesquisas sobre a memória do patrimônio cultural.

Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

É Historiador e Doutor em História Social e professor na Universidade Federal de Santa Maria. Estuda e orienta pesquisas nas áreas de história da integração latino-americana, história cultural, relações de poder, cultura e história, integração latino-americana e identidade latino-americana.

Publicado

01-07-2018