Design colaborativo de comportamentos para ambientes interativos

Autores

  • Gabriela Carneiro
  • Gil Barros
  • Carlos Zibel

Resumo

Este artigo aborda características do processo de design de ambientes interativos. Especificamente analisa um workshop participativo cujo resultado forneceu insumos para a criação do ambiente interativo projetado para a sede de uma produtora digital. O caráter inovador do espaço demandou um processo diferenciado no qual os clientes e funcionários da empresa foram elementos chave no fornecimento de informações para o projeto. Para facilitar a conversação durante o workshop foram aplicados os i|o cards, um conjunto de cartões que representam elementos estruturais e conceituais fundamentais para este tipo de espaço. O artigo apresenta os fundamentos teóricos do projeto, a metodologia utilizada, descreve o workshop e analisa os resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Carneiro

É Arquiteta e Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve projetos e ministra cursos e oficinas que exploram a incorporação da tecnologia digital no design de objetos e ambientes. Pesquisadora na FAU-USP no qual trata dos processos de design de espaços e edifícios interativos.

Gil Barros

É Arquiteto e Mestre em Engenharia Elétrica. Tem experiência na área de Design de Interfaces, Arquitetura de Informação e Usabilidade. Pesquisador na FAU-USP, onde propõe uma técnica de esboços para o design de interação.

Carlos Zibel

É Arquiteto, Designer, Artista e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas. Professor Associado na FAU-USP junto aos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design. Pesquisador e vice-coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (NUTAU) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

10-12-2011