Balan(s)eio: instalação efêmera de caráter fenomenológico em São João Del Rei
Palavras-chave:
Fenomenologia, Semiótica, Cartografia, TransdisciplinaridadeResumo
Este artigo pressupõe uma crítica às relações estabelecidas nos espaços urbanos com a crescente progressão das tecnologias de informação e culturas da sociedade contemporânea através de uma obra conceitual e experimental que busca recorrência na fenomenologia e nos sentidos que atribuímos aos objetos e lugares.
Contextualiza o surgimento da obra e dos autores e teorias que permearam sua criação e, em seguida descreve o experimento realizado, com base nessa crítica, pelos alunos do coletivo Balan(s)eio. O experimento em si consiste na exposição de um balanço em diversas pontes cartografadas na cidade de São João del-Rei, permitindo observar e analisar a relação entre sujeito e objeto e espaço-tempo nos lugares em que o objeto foi inserido e a partir de uma análise fenomenológica, recriando esses significados.
Como conclusão, o experimento e a obra sugerem uma revisão profunda das relações que estabelecemos com os locais do dia a dia e através de um apelo para a poética do espaço, relacionando-a com a experiência e vivência do local e seu entorno por meio do cruzamento filosófico na ressignificação entre sujeito-espaço-tempo.
O presente artigo integra a seção Tapete da 14a. edição da revista V!RUS com o tema Tecendo a Cidade, priorizando os atores na cena urbana através de reflexões que cruzam os saberes filosóficos por meio de uma abordagem poética suscitando questionamentos sobre a complexidade do espaço urbano e das relações envolvidas no mesmo.