Cultura digital e hacktivismo: um caminho para participação cidadã

Autores

  • Bernardo Gutiérrez
  • Juliana Trujillo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Resumo

Estratégias de colaboração cidadã em ações bottom-up são discutidas na densa entrevista Cultura digital e hacktivismo: um caminho para participação cidadã, concedida por Bernardo Gutiérrez a Juliana Trujillo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Gutiérrez

É jornalista, escritor e pesquisador sobre tecnopolítica, cultura livre, movimentos sociais, participação e política. De origem espanhola e naturalizado brasileiro, seu trabalho é focado em análises dos fenômenos socioeconômicos, especialmente de movimentos sociais que acontecem desde 2010 na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Foi editor-chefe do jornal espanhol Público, e teve textos publicados em diversos periódicos como El País, La Vanguardia, Eldiario, Al Jazeera, Clarín, Der Tagesspiegel e National Geographic. Foi responsável pela comunicação e redes sociais do MediaLab Prado, em Madri, de 2016 a 2019.

Juliana Trujillo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Arquiteta, Mestre em Estudos de Linguagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenadora do grupo de pesquisa algo+ritmo, e pesquisadora do Nomads.usp. Estuda processos digitais de projeto, cidades e cultura digital, e políticas culturais com meios digitais.

Publicado

01-07-2019