Como produzir uma edição da V!RUS em 30 passos
O processo editorial de cada edição da revista V!RUS dura, em geral, 120 dias, contados entre o término do período de submissões e a data de lançamento da revista. O Comitê Editorial é composto pelo Editor-Chefe e pesquisadores de pós-graduação ou pós-doutorado do Nomads.usp, totalizando em torno de cinco ou seis pessoas, e é parcialmente alterado a cada edição. Seus nomes são divulgados na seção Expediente de cada edição.
A participação de pesquisadores do Núcleo neste comitê tem um caráter formador, pois visa iniciá-los no trabalho de divulgação científica, ampliar sua intimidade com o formato acadêmico de trabalhos científicos, e fomentar a leitura crítica dos textos e a discussão sobre sua estrutura, conteúdo e argumentação. Diversos pesquisadores participam de várias edições, o que contribui para a constante consolidação e aprimoramento dos procedimentos do comitê.
A itemização deste processo aqui apresentada refere-se às ações realizadas sistematicamente a cada edição, e tem o propósito maior de conferir-lhe transparência e expô-lo à interlocução acadêmica. Trinta passos estão brevemente descritos a seguir, mas mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail vnomads@sc.usp.br. Consulte também nossas Diretrizes para autores.
PASSO 1: Nomeação dos membros do Comitê Editorial da edição em reunião geral do Nomads.usp.
PASSO 2: Divulgação de chamada temática da edição, cujo tema é decidido coletivamente pelos pesquisadores do Nomads.usp, o Comitê Editorial e o Editor-chefe.
PASSO 3: Término do prazo de submissões e organização dos artigos recebidos em repositório em nuvem para acesso simultâneo dos membros do Comitê Editorial e Comitê Científico.
PASSO 4: Avaliação técnica dos trabalhos submetidos, segundo os seguintes critérios: 1. adequação ao tema e subtemas propostos pela chamada; 2. conformidade da estrutura do texto aos requisitos acadêmicos; 3. qualidade da escrita, precisão linguística e correção gramatical; 4. verificação da titulação dos autores: o grau mínimo exigido é graduação completa; 5. verificação se o trabalho deriva de pesquisa acadêmica; 6. verificação se o trabalho é inédito; 7. verificação de plágio e auto-plágio; 8. verificação do número de palavras.
PASSO 5: Envio de informação aos autores cujos trabalhos não foram aprovados na avaliação técnica, explicitando as razões da não aprovação.
PASSO 6: Preparação de todos os artigos aprovados na avaliação técnica para a etapa de revisão em processo de revisão duplo-cega. Cada artigo é lido e discutido pelo Comitê Editorial, e todas as indicações que possam levar à autoria do texto são sistematicamente substituídas pela menção [OMITIDO PARA REVISÃO CEGA].
PASSO 7: Seleção e convite a revisores externos, segundo os seguintes critérios: 1. titulação mínima de Doutor; 2. pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Brasil ou no Exterior; 3. afinidade temática com os assuntos tratados no trabalho; 4. comprometimento com o cumprimento dos prazos de avaliação. Solicita-se aos revisores que contribuam com sugestões para o enriquecimento do trabalho avaliado.
PASSO 8: Recebimento e discussão dos pareceres sobre cada trabalho, no âmbito do Comitê Editorial. Definição dos trabalhos aprovados para publicação e recusados em função dos pareceres.
PASSO 9: Envio de informação aos autores cujos trabalhos não foram aprovados na avaliação dos revisores, acompanhada dos pareceres emitidos.
PASSO 10: Alocação dos trabalhos aprovados nas seções Ágora, Tapete e Projeto da edição em preparação, segundo seu conteúdo e estrutura.
PASSO 11: Envio de solicitações de ajustes e correções aos autores cujos trabalhos foram aprovados pelos revisores e pelo comitê. Verificação da resolução de imagens e vídeos. Verificação da autoria de imagens e vídeos.
PASSO 12:Decisão do Comitê sobre convidar ou não outros autores para publicar na seção Tapete, abordando temáticas constantes da chamada que, eventualmente, não tenham sido tratadas nos trabalhos aprovados. O convite a autores para publicação na seção Tapete visa enriquecer e ampliar a variedade de temáticas abordadas na edição, e apenas ocorre após o exame e alocação dos trabalhos recebidos e aprovados. Todos os trabalhos publicados são identificados através das menções "Artigo submetido" ou "Autor convidado" em seu cabeçalho.
PASSO 13: Envio de convites para publicação na seção Tapete, para produção de um texto curto (3 mil palavras) a pesquisadores acadêmicos de áreas afins com o tema da edição, agentes do Terceiro Setor, ou profissionais detentores de notório saber, a critério dos comitês Editorial e Científico. O assunto de cada artigo é sugerido no convite, em função das temáticas mencionadas no item anterior.
PASSO 14: A eventual alocação de artigos na seção Tapete considera a intenção do Comitê Editorial de compor, na seção, um conjunto de artigos submetidos e aprovados tratando de um mesmo subtema;
PASSO 15: Envio de convite a pesquisadores do Nomads.usp cuja temática de pesquisa relaciona-se com o tema da edição, para publicação na seção Nomads. ESTA SEÇÃO FOI SUPRIMIDA A PARTIR DA EDIÇÃO V!24.
PASSO 16: Definição de trabalhos para publicação na seção Projeto dentre os trabalhos submetidos, aprovados e revisados. Na ausência de trabalho que aborde um processo de projeto em uma das áreas de interesse da revista, envio de convite a pesquisador ou profissional detentor de notório saber para publicação de texto sobre projeto de sua autoria, relacionado com o tema da edição. Todos os trabalhos publicados são identificados através das menções "Artigo submetido" ou "Autor convidado", em seu cabeçalho.
PASSO 17: Recebimento dos trabalhos revisados pelos autores e verificação do atendimento às solicitações do Comitê Editorial. Em caso de não atendimento de alguma solicitação e ausência de justificativa, novas solicitações poderão ser enviadas.
PASSO 18: Realização de revisão gramatical detalhada de todos os textos a serem publicados, conferência de referências, citações, legendas de figuras, em atendimento às normas APA (a partir da edição V!26).
PASSO 19: Envio de autorização aos autores para produção de versões em Inglês, Espanhol ou Português, segundo o idioma original do texto.
PASSO 20: Recebimento e revisão gramatical detalhada dos textos de autores convidados para a seção Tapete, se houver. Realização de tradução destes textos para Inglês, Espanhol ou Português por pesquisadores do Nomads.usp com grande conhecimento do idioma da versão, segundo o idioma do artigo original.
PASSO 21: Revisão e correção detalhada das versões enviadas pelos autores, e eventual solicitação de complementações e correções. A boa qualidade do texto em Inglês é condição para sua publicação.
PASSO 22: Convite a pesquisador ou profissional detentor de notório saber sobre o tema da edição para realização de entrevista a ser publicada na seção Entrevista.
PASSO 23: Elaboração de roteiro para a entrevista, realização, transcrição, edição e tradução para Inglês, Espanhol ou Português, segundo o idioma da entrevista. As entrevistas são realizadas por membros do Comitê Editorial e/ou pesquisadores do Nomads.usp.
PASSO 24: Recebimento e revisão gramatical detalhada dos artigos a serem publicados na seção Nomads, nas versões Português e Inglês. ESTA SEÇÃO FOI SUPRIMIDA A PARTIR DA EDIÇÃO V!24.
PASSO 25: Definição e realização do projeto gráfico da edição, que deve reverberar o tema escolhido.
PASSO 26: Produção de mini-bios dos autores segundo padrão da revista, a partir das informações por eles inseridas no formulário de submissão, consulta a seus currículos Lattes, ORCID e a websites institucionais, e diretamente aos autores, se necessário.
PASSO 27: Produção dos arquivos em *.php e *.pdf de cada artigo para upload no servidor do Nomads.usp, acessíveis no website da revista. A PARTIR DA EDIÇÃO V!24, A REVISTA É PRODUZIDA APENAS EM ARQUIVOS PDF.
PASSO 28: Revisão e correção da resolução de imagens e vídeos. Upload de vídeos, se houver, em área da revista no YouTube.
PASSO 29: Discussão coletiva dos pesquisadores do Nomads.usp sobre o tema da próxima V!RUS. Os membros do Comitê Científico também podem sugerir temas, que serão considerados nesta etapa. Elaboração da chamada pelo Comitê Editorial e disponibilização do arquivo em repositório em nuvem para contribuições de todos os pesquisadores do Núcleo. Produção das versões em Português, Espanhol e Inglês do texto da chamada, produção dos arquivos em *.php e *.pdf e inserção no website da revista.
PASSO 30: Lançamento e divulgação da edição e da chamada para a próxima edição, através de redes sociais, e-mails a pesquisadores, programas de pós-graduação, associações de pesquisa e grupos de pesquisa do Brasil e do Exterior, especialmente nas áreas de interesse do tema da próxima edição.
Paralelamente a este processo editorial, artigos da última edição lançada são ressaltados periodicamente através de postagens públicas nas páginas da revista nas redes sociais Facebook e Instagram.