Tatuagem: Uma arte de informação conectada

Autores

Palavras-chave:

Informação, Tatuagem, Informação semântica, Informação estética

Resumo

Este artigo é reflexão e resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve o fito de demonstrar o uso e a compreensão da informação a partir da tatuagem e o seu comportamento de sentido informacional. De acordo com a intenção já apresentada, o artigo converge com o tema da Revista V!RUS, "A construção da informação", oferecendo conceitos do objeto “informação” a partir de estudiosos da área, como Shannon e Weaver (1975), Wersig e Nevelling (1975), Abraham Moles (1969), dentre outros. É apresentada a tatuagem como um conjunto de informação sintetizada através da relação externa e interna do sujeito em sociedade, bem como os critérios sugeridos por Coelho Netto (1973) e Moles (1969) para distinguir a informação semântica da estética. Por fim, o tema da revista permitiu apresentar o objeto “informação” a partir da tatuagem como produto social e de gerador de sentido. Verifica-se que as práticas e o bom uso da informação constroem novos produtos e, consequentemente, novas informações, visto que o uso da tatuagem é irrestrito e com múltiplas abrangências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sales, Universidade Federal da Bahia

é Bacharel em Comunicação Social, Mestre e pesquisadora em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. É arquivista na mesma universidade.

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia

é graduada em Biblioteconomia e Documentação e Doutora em Letras, com Pós-doutorado em Ciência da Informação em Plataformas Digitais. É Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o grupo G-Acervos. Desenvolve estudos críticos, teóricos e epistemológicos da Ciência da Informação em plataformas digitais, e executa projetos pedagógicos e curriculares de cursos em universidades no Brasil.

Publicado

13-12-2019