Caronaê: compartilhamento de viagens na Cidade Universitária da UFRJ

Autores

Palavras-chave:

Aplicativos móveis, Mobilidade urbana, Carona, Caronae UFRJ

Resumo

Aplicativos móveis baseados em localização tem sido um tema de pesquisa em ascensão no campo do Urbanismo pelo potencial de transformação que trazem para o espaço urbano. As plataformas digitais em suas diversas formas, e mais especificamente aquelas do campo da mobilidade urbana, mediadas por dispositivos móveis, são o tema deste trabalho, que deriva de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB) e defendida no ano de 2019. O artigo visa discutir a construção da informação na cidade contemporânea, apresentando como estudo de caso o Caronaê, sistema de caronas oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criado por estudantes para a comunidade acadêmica e lançado em 2016. O aplicativo permite o compartilhamento das vagas ociosas em viagens de carro com destino ou origem nos campi da UFRJ, aumentando a taxa de ocupação nessas viagens e incentivando uma maior integração entre a comunidade da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

é Arquiteta e Urbanista e Mestre em Urbanismo. É pesquisadora do Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e integrante da equipe coordenadora do projeto Caronaê UFRJ. Estuda plataformas digitais, mídias locativas e mobilidade urbana.

Rodrigo Paraizo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

é Arquiteto e Urbanista e Doutor em Urbanismo. É Professor Adjunto do Departamento de Análise e Representação da Forma da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da mesma universidade. Atua na área de patrimônio digital, mídias locativas e bancos de dados sobre objetos culturais urbanos.

Publicado

13-12-2019