Difusão da informação em museus: tecnologia digital, interação e diálogo

Autores

Palavras-chave:

Interação Humano-Computador, Cibernética, Conversação, Aprendizado, Museus

Resumo

Reflete-se a respeito da difusão da informação para o aprendizado em museus, com amparo no emprego de artefatos tecnológicos digitais interativos, por meio da proposição de categorias analíticas de tipologias de interação embasadas em pesquisa bibliográfica e de campo. Realiza-se, inicialmente, a triagem de referenciais teóricos pertinentes, a fim de entender diversas categorias do conceito de interação mostradas por alguns autores. Em seguida, efetiva-se uma proposta de categorização de tipologias de interações que consideram as modalidades de input e output inter-relacionadas: lineares, múltiplas e abertas. Totalizam-se nove categorias, às quais são associadas a uma série de estudos de caso selecionados e analisados conforme sua abertura, para elaborar e difundir a informação e o aprendizado por meio da interação usuário-máquina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ricca, Universidade de São Paulo

é Arquiteto, Designer de Interação e Mestre em Arquitetura e Urbanismo. É pesquisador do Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e membro do LabVisual da mesma universidade. Estuda projetos de museus, espaços educacionais, exposições e ambientes interativos, zoológicos, aquários, dentre outros, focados em interatividade, entretenimento e educação.

Clice Mazzilli, Universidade de São Paulo

é Arquiteta e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, e Professora Associada do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design e do Laboratório de Programação Gráfica da mesma universidade. Estuda processos de criação, linguagem visual gráfica, linguagem visual ambiental, processos experimentais, espaços lúdicos e design editorial.

Publicado

13-12-2019