Participação e colaboração por palavras, vinhos e lanternas que flutuam

Autores

  • Marcia Machado Braga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Claudia Zanatta

Palavras-chave:

Participação, Colaboração, Arte latino-americana, Contemporâneo

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre abordagens participativas e colaborativas a partir das práticas artísticas de três artistas latino-americanos contemporâneos e suas distintas possibilidades de relação com o público. Considerando-se a classificação sugerida por Pablo Helguera referente aos modelos de participação em arte, são tratadas as proposições Doador (1999)e Você me dá sua palavra (1994-atual), da artista brasileira Elida Tessler; Vinho Saber (2003), do artista brasileiro José Luiz Kinceler; e Lanternas Flutuantes (2014-2016), do artista colombiano Ricardo Moreno. Observa-se como tais práticas se articulam e possibilitam discussões sobre as noções de participação, autoria, recepção e colaboração, a partir de relações com a vida cotidiana, gerando estratégias de ação que desenvolvem caminhos subjetivos e específicos, revelando a complexidade do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Machado Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É arquiteta e bacharel em Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa Cidadania e Arte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudia Zanatta

É bacharel em Artes Visuais, Doutora em Arte Pública e Poéticas Visuais. Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estuda a articulação entre poética e cidadania.

Publicado

10-12-2018