Machine Learning para a acessibilização de análises em escala urbana

Autores

  • José Aderson Araújo Passos Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Daniel Cardoso Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Machine learning, Conforto térmico

Resumo

É proposta, neste artigo, a implementação de Machine Learning para a simplificação e acessibilização da obtenção de resultados de análises complexas, mais especificamente na avaliação do conforto térmico em escala urbana. A complexidade da relação estabelecida entre o planejamento, a forma da cidade e as condições de clima torna necessário o uso de estratégias em análise e produção do espaço urbano que muitas vezes excede o arcabouço teórico e técnico do planejador. Pensar o trade-off entre precisão e velocidade dos métodos aplicados se faz importante para a construção de ferramentas que sejam não apenas potentes, mas que facilitem a ação rápida e constante dos profissionais de planejamento. De uma perspectiva tecnológica, política e ambiental, o método proposto visa, através da construção da informação, melhorar a compreensão das implicações que as edificações trazem ao ambiente urbano e contribuir com a produção da cidade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aderson Araújo Passos Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

é Arquiteto Urbanista e Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Design. Pesquisa fabricação digital, modelagem paramétrica, programação, conforto ambiental e eficiência energética. É programador, buscando a abordagem sistêmica nos estágios de concepção projetual, assimilando contexto e diretrizes como inputs paramétricos em processos algorítmicos de otimização.

Daniel Cardoso, Universidade Federal do Ceará (UFC)

é Arquiteto e Urbanista e Doutor em Semiótica, com Pós-doutorado em Modelagem da Informação na Cidade. É Professor Associado do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design, e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, ambos da Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Modelagem da Informação na Cidade.

Publicado

13-12-2019