Cidades como informação

Autores

  • Vinicius Netto Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Edgardo Brigatti Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • João Meirelles École Polytechnique Fédérale de Lausanne
  • Fabiano Ribeiro Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Caio Cacholas Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Informação, Cidades, Interação, Informação ambiental, Entropia

Resumo

Da física às ciências sociais, a informação é hoje vista como um aspecto fundamental da realidade. No entanto, uma forma de informação parece ainda subestimada, talvez precisamente por ser tão presente. Não entendemos completamente como cidades materializam informação, e como nossas mentes lidam com essa informação ambiental para aprender sobre o mundo, tomar decisões e participar do complexo sistema de interações sociais. Este artigo aborda três problemas que precisam ser resolvidos se quisermos entender o papel da informação ambiental: (1) o problema físico: como podemos preservar a informação no ambiente construído? (2) o problema semântico: como a forma física pode ganhar significado? (3) o problema pragmático: como usamos a informação ambiental em nossa vida cotidiana? Buscando respostas, introduzimos um modelo de três camadas de informação nas cidades, a saber: a informação ambiental no espaço físico, a informação ambiental no espaço semântico e a informação prática trocada pelos agentes. Propomos formas de estimar informação nessas diferentes camadas e aplicamos essas medidas em cenários simulados e em cidades emblemáticas em diferentes regiões do mundo. Nossos resultados sugerem que estruturas espaciais e padrões de uso do solo codificam informação, e que aspectos da informação física e semântica afetam a coordenação em sistemas de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Netto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

é graduado em Arquitetura e Urbanismo, Doutor em Estudos Arquitetônicos Avançados, e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve e orienta pesquisas sobre Cidade como redes de segregação, Redes de informação e Redes de interação material. É autor dos livros The Social Fabric of Cities (Routledge, 2017) e Cidade & Sociedade (2014), e co-organizador dos livros Efeitos da Arquitetura (2017) e Urbanidades (2012).

Edgardo Brigatti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

possui Licenciatura e Doutorado em Física e é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área da Física dos Sistemas Complexos, com ênfase em estudos interdisciplinares com aplicações nas ciências biológicas, sociais e econômicas

João Meirelles, École Polytechnique Fédérale de Lausanne

é graduado em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio e Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos. É pesquisador na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça, onde estuda as dinâmicas do metabolismo urbano, valendo-se de análises de dados, modelagem matemática e simulações.

Fabiano Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

é graduado e Doutor em Física, com Pós-doutorado em Física Estatística. É Professor Adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de física estatística, complexidade, e ciência das cidades.

Caio Cacholas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

é Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e colaborador do grupo de pesquisa Cidade e Informação no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Estuda os impactos da morfologia urbana na ambientação de espaços públicos, e tem experiência em desenho urbano e programação.

Publicado

13-12-2019