Design da informação do patrimônio cultural na era pós-digital

Autores

  • Khaldoun Zreik Universidade Paris 8
  • Nasredine Bouhaï Universidade Paris 8

Palavras-chave:

V!15, Memória, Patrimônio cultura, Design de informação, Internet das coisas

Resumo

O Design da Informação de Patrimônio Cultural (DIPC) conheceu, nas últimas duas décadas, importantes alterações e foi admitido como um processo aberto e em constante evolução. Os designers IHC, bem como os curadores, são convidados a considerar novas abordagens de percepção de informação e prática que tenham permitidas o surgimento de várias experiências de informação do patrimônio cultural imprevisíveis. O DIPC tem que lidar com um fenômeno complexo: o design de informação é um processo contínuo e todos os consumidores de informações podem se tornar, em algum lugar e em algum momento, transmissores de informações. Este artigo propõe algumas observações a partir de algumas experiências exploratórias e colaborativas recém-realizadas durante o workshop "Hyperheritage" (organizado na Rede de Programas de Mestradol e patrocinado pela Idefi-Creatic) e animado por dois funcionários do departamento de humanidades digitais e 15 alunos do programa de mestrado. O objetivo deste workshop é repensar o patrimônio cultural na era pós-digital, ou seja, levando em consideração a apropriação contínua das TIC (tecnologia da informação e comunicação), bem como seus impactos socioculturais. Neste artigo, apresentamos e analisamos quatro experiências que consideraram tecnologias digitais avançadas, principalmente a Internet de Coisas e a Comunicação sem Contato, para explorar e experimentar novas formas e estratégias de comunicação entre informações humanas e de patrimônio cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khaldoun Zreik, Universidade Paris 8

´´É Doutor em Desenho Arquitetônico Assistido por Computador. Professor Titular do Departamento de Humanidade Digital, da Universidade Paris 8. Membro do grupo de pesquisa CiTU. Estuda design de informações, patrimônio cultural aumentado e cidade pós-digital.

Nasredine Bouhaï, Universidade Paris 8

É Doutor em Engenharia. Professor Associado do Departamento de Humanidade Digital, da Universidade Paris 8. Membro do grupo de pesquisa CiTU. Estuda design de informações, patrimônio cultural aumentado e cidade pós-digital.

Publicado

10-12-2017