Educação e memória: métodos e experiências digitais

Autores

  • Jessica Aline Tardivo Universidade de São Paulo (USP)
  • Anja Pratschke Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Cidade, Educação patrimonial, Memória, Mídias digitais

Resumo

Este artigo apresenta possibilidades educativas mediadas por meios digitais que facilitam a aproximação entre os indivíduos e os bens culturais, trazendo à tona o resgate da memória e novas interpretações sobre a cidade. Com esse objetivo, inicialmente foi abordado o lugar da memória na cidade atual. Em seguida, apresentam-se as ações de Educação Patrimonial associadas às novas tecnologias de comunicação como recurso na construção da memória. Por fim, avalia-se o uso de interfaces interativas, acessadas a partir da leitura de QR Codes, e a produção de Fotocolagens que vem sendo empregadas em pesquisas sobre o patrimônio cultural pelo grupo de pesquisa Nomads.usp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Aline Tardivo, Universidade de São Paulo (USP)

É arte educadora, pedagoga e arquiteta, Mestre em Educação e pesquisadora de doutorado do Nomads.usp. Estuda a aplicação da metodologia de Educação Patrimonial associada às novas tecnologias com o propósito de facilitar a identificação da herança cultural de uma cidade.

Anja Pratschke, Universidade de São Paulo (USP)

É arquiteta e Doutora em Ciências da Computação, professora e pesquisadora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Co-coordenadora do Nomads.usp. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de processos de design e comunicação em arquitetura.

Publicado

10-12-2017