A participação da pesquisa acadêmica no esforço de recuperação e manutenção do patrimônio construído na Amazônia

Autores

  • Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad Universidade Federal do Pará
  • Roseane da Conceição Costa Norat Universidade Federal do Pará
  • Flávia Olegário Palácios Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

V!16, Public space, Heritage, Urbanism, Politics

Resumo

Diante da atividade de intervir no patrimônio construído, inúmeros desafios surgem no dia a dia dos que se ocupam com a preservação da memória para as futuras gerações. No campo da Arquitetura e do Urbanismo, a formação dos profissionais que irão atuar nessa especial missão, qual seja a restauração arquitetônica, a reabilitação ou requalificação urbanística, requer uma somatória de conhecimentos para lidar com os mais diversos desafios, só passíveis de solução a partir da contribuição interdisciplinar na formação do Arquiteto e Urbanista, os quais possuem a atribuição profissional para intervir no patrimônio edificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad, Universidade Federal do Pará

É Arquiteta Restauradora, Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenadora de pesquisa do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação.

Roseane da Conceição Costa Norat, Universidade Federal do Pará

É Arquiteta Restauradora, Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará, Curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenadora de extensão do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação.

Flávia Olegário Palácios, Universidade Federal do Pará

É Arquiteta Restauradora, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Curso de Museologia, coordenadora de ensino do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação.

Publicado

01-07-2018