PICO Colectivo como metodologia projetual em territórios fragilizados

Autores

  • Mariana Tealdi Sant'Anna Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Santana Luz Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

América Latina, PICO Colectivo, Projeto participativo, Lugar, Direito à cidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir soluções metodológicas e projetuais de estudo de caso, como alternativa a fenômenos da segregação socioespacial, percebidos principalmente em países dependentes da América Latina. Como raiz presente, o continente compartilha uma história marcada pelo colonialismo e desigualdade, contemplando similitudes e diferenças socioterritoriais. PICO Colectivo, coletivo arquitetônico multidisciplinar venezuelano, atua em territórios fragilizados especialmente em seu país, para o que, busca-se o reconhecimento de especificidades da Venezuela como situação sistêmica. Articula-se o estudo de caso de maneira metodologicamente dialética, mediante sua interpretação perante referências teóricas e pela investigação crítica de sua atuação. Os resultados incluem a compreensão inicial de condicionantes desdobráveis a outros países sul-americanos dependentes como analogia ao fenômeno de segregação socioespacial. A investigação de princípios, processos organizativos, de inserção social e metodologias de projeto do coletivo objetiva construir um inventário pressupondo hipóteses de replicabilidade circunstanciada a especificidades de outros países do continente ou de territórios do Sul Global. Intenta-se uma reflexão sobre o papel da arquitetura e urbanismo como agentes em uma sociedade segmentada, em direção à superação de ações instrumentadas pelo sistema hegemônico de acumulação de capital. Indagam-se possibilidades de uma profissão e disciplina tão dependentes de investimento, em encontrar alternativas metodológicas, projetuais e técnicas que possam fomentar transformações conjunturais compartilhadas em sua inserção no território, em direção a alterações estruturais de caráter político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Tealdi Sant'Anna, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e é mestranda em Urbanismo, no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É membro do Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR) da mesma instituição. Tem como temas de pesquisa projeto participativo, fragilidades socioespaciais e ambientais, pertencimento e PICO Colectivo.

Vera Santana Luz, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e é doutora em Arquitetura e Urbanismo. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde orienta pesquisas sobre os temas arquitetura, urbanismo, meio ambiente, sustentabilidade e soluções baseadas na natureza, e territórios com fragilidades socioespaciais e ambientais.

Publicado

17-07-2021