Intervenção no bairro Dunas: por uma cartografia social dos encontros

Autores

  • Eduardo Rocha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Juan Manuel Diez Tetamanti Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco, Argentina
  • Carolina Mesquita Clasen Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

Cartografia social, Investigação-intervenção, Emancipação

Resumo

Este artigo é produto do encontro e da experiência com cartografia social de grupos de pesquisa brasileiro e argentino, compostos de arquitetos e urbanistas com geógrafos, no Bairro Dunas, periferia da cidade de Pelotas, região sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia da Cartografia Social acompanhou a tecitura da cidade, as inter-relações do caso concreto do Bairro Dunas, linha-a-linha, na urdidura entre vida cotidiana, desejos, problemas, soluções e ações do poder público. O texto busca trazer à tona questões referentes ao método da Cartografia Social como a organização, a análise e as formas de aplicação, além de apontar para os aspectos emancipatórios e comunitários envolvidos no processo. Propõe-se que a Cartografia Social pode auxiliar a tecer a cidade, desfazendo a dicotomia centro-periferia na produção de novos espaços sociais, a partir de investigação-intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Rocha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

É Doutor em Arquitetura e Urbanismo, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, e coordenador do Laboratório de Urbanismo. Estuda modos de vida e a produção de um desenho urbano voltado para as pessoas nas cidades.

Juan Manuel Diez Tetamanti, Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco, Argentina

É Doutor em Geografia, professor e pesquisador na Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. Estuda geografia econômica e social, planejamento urbano e desenvolvimento.

Carolina Mesquita Clasen, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

É artista visual e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Estuda relações entre os espaços expositivos, urbanos e suas imanências.

Publicado

01-07-2017