O transporte público integrador: uma análise da acessibilidade no embarque de ônibus urbano

Autores

  • Raphael Freitas Souza
  • Róber Dias Botelho Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Acessibilidade, Transporte público por ônibus, Design universal

Resumo

A acessibilidade é frequentemente negligenciada nos projetos de mobilidade urbana, desde a fase de planejamento à operacionalização. Dentro do foco deste presente trabalho - o embarque/desembarque nos ônibus urbanos - observa-se que ora não existe a adequação devida dos veículos, dos ambientes e serviços às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, ora não existe a integração social plena desses passageiros, que por sua vez, poderia ser alcançada através do conceito de Design Universal. Chama-se a atenção que a acessibilidade, sendo intrínseca ao cotidiano das cidades, só acontece de forma viável a partir da ação contínua e conjunta de seus diferentes atores, com um equilíbrio de interesses dos diversos tipos de usuários, de empresários e do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Freitas Souza

É Designer de Produto, Especialista em Ergodesign de Interfaces. Estuda transportes públicos, ergonomia, design universal, acessibilidade e design de interação.

Róber Dias Botelho, Universidade do Estado de Minas Gerais

É Doutor em Estudos Germânicos. Professor e Pesquisador no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, da Escola de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Estuda design automotivo, desenvolvimento sustentável, ergonomia, políticas econômicas e sociais.

Publicado

01-07-2017