Balan(s)eio: instalação efêmera de caráter fenomenológico em São João Del Rei

Autores

  • Virginia Reis Braga Universidade Federal de São João del Rei
  • Ana Luiza R. Carvalho Universidade Federal de São João del Rei
  • Karla Maria de Oliveira Pereira Universidade Federal de São João del Rei
  • Cristiano da Cunha Rodrigues Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

Fenomenologia, Semiótica, Cartografia, Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo pressupõe uma crítica às relações estabelecidas nos espaços urbanos com a crescente progressão das tecnologias de informação e culturas da sociedade contemporânea através de uma obra conceitual e experimental que busca recorrência na fenomenologia e nos sentidos que atribuímos aos objetos e lugares.

Contextualiza o surgimento da obra e dos autores e teorias que permearam sua criação e, em seguida descreve o experimento realizado, com base nessa crítica, pelos alunos do coletivo Balan(s)eio. O experimento em si consiste na exposição de um balanço em diversas pontes cartografadas na cidade de São João del-Rei, permitindo observar e analisar a relação entre sujeito e objeto e espaço-tempo nos lugares em que o objeto foi inserido e a partir de uma análise fenomenológica, recriando esses significados.

Como conclusão, o experimento e a obra sugerem uma revisão profunda das relações que estabelecemos com os locais do dia a dia e através de um apelo para a poética do espaço, relacionando-a com a experiência e vivência do local e seu entorno por meio do cruzamento filosófico na ressignificação entre sujeito-espaço-tempo.

O presente artigo integra a seção Tapete da 14a. edição da revista V!RUS com o tema Tecendo a Cidade, priorizando os atores na cena urbana através de reflexões que cruzam os saberes filosóficos por meio de uma abordagem poética suscitando questionamentos sobre a complexidade do espaço urbano e das relações envolvidas no mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Reis Braga, Universidade Federal de São João del Rei

é arquiteta e urbanista. Pesquisadora da Universidade Federal de São João del-Rei. Estuda arquitetura, artes, urbanidades e sustentabilidade.

Ana Luiza R. Carvalho, Universidade Federal de São João del Rei

é arquiteta e urbanista.

Karla Maria de Oliveira Pereira, Universidade Federal de São João del Rei

é graduada em teatro, pesquisadora da Universidade Federal de São João Del-Rei. Estuda o teatro como articulador de conhecimento rumo a uma cultura de sustentabilidade.

Cristiano da Cunha Rodrigues, Universidade Federal de São João del Rei

é publicitário, especialista em marketing. Estudante da Universidade Federal de São João del-Rei.

Publicado

01-07-2017