A imagem da cidade de dados

Autores

  • Lev Manovich City University of New York (CUNY), EUA
  • Agustín Indaco Software Studies Initiative

Palavras-chave:

Big Data, Instagram, Coeficiente de Gini, Nova York, Redes sociais

Resumo

O conteúdo de redes sociais compartilhado, hoje, nas cidades, como as imagens, tags e descrições do Instagram, é uma chave de leitura da vida urbana contemporânea. Ela informa as pessoas sobre onde se encontram atividades e lugares que lhes interessam, e permite-lhes compartilhar suas experiências urbanas e auto-representações. Ela cria uma "imagem de cidade" tanto para os residentes quanto para o mundo exterior. Pode-se argumentar que a identidade de qualquer cidade compõe-se, hoje, tanto pelo conteúdo mediatizado nela compartilhado através de redes sociais quanto por sua infraestrutura e suas atividades econômicas. É por isso que todo estudo sobre experiência urbana e auto-representação deve considerar o conteúdo compartilhado por redes sociais em uma determinada cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lev Manovich, City University of New York (CUNY), EUA

É Doutor em Estudos Visuais e Culturais, Professor da City University of New York (CUNY), diretor da Software Studies Initiative. Estuda análise cultural, computação social, big data e sociedade, humanidades digitais, história da arte, teoria e história da mídia, estudos de software, visualização de dados.

Agustín Indaco, Software Studies Initiative

É Mestre em Economia, pesquisador da Software Studies Initiative. Estuda a intersecção entre microeconomia aplicada, saúde e big data, além de análise de comportamento econômico através de dados obtidos em mídias sociais.

Publicado

10-12-2016