Documentário e cidade: representando fragmentos, construindo olhares

Autores

  • Maria Julia Martins Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Luciana Santos Roça Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Documentário, Cidade, Ensino, Método de pesquisa

Resumo

O vídeo documentário possibilita a construção de reflexões e aproximações sobre a cidade, podendo ser um método de aproximação das dinâmicas urbanas e também de expressão das mesmas. Este artigo discute e reflete sobre uso do audiovisual, em geral, e do documentário, em particular, como um meio que amplia e contribui para a compreensão da cidade. Para tanto, tem-se em perspectiva a produção da disciplina “Documentário e Cidade: pensamento crítico e experimentação”, realizada através de uma colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos, sob orientação dos professores Marcelo Tramontano e Arthur Autran, respectivamente. Incluem-se aqui os vídeos documentários produzidos pelos participantes da disciplina, cedidos gentilmente para publicação por seus realizadores e disponíveis para visualização no final do artigo. Ao possibilitar olhares e representações de mundo, o documentário estimula o entendimento de dinâmicas urbanas, além de repensar o fazer acadêmico, divulgação científica e relações entre Academia e Sociedade; e, enfim, por promover um autoexame do documentarista-pesquisador perante a cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julia Martins, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Pedagoga, Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, e pesquisadora do Nomads.usp. Investiga o campo das artes corporais contemporâneas e suas relações com o espaço público urbano.

Luciana Santos Roça, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É bacharel em Imagem e Som, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora do Nomads.usp. Pesquisa intervenções sonoras em espaços públicos, procurando integrar os campos disciplinares de Estudos de Som e de Arquitetura.

Publicado

10-12-2016