Imagens de certa modernidade: a Casa Klabin em Campos de Jordão, uma instância de experimentações arquitetônicas

Autores

  • Denise Mônaco dos Santos
  • Andressa Carmo Pena Martinez

Palavras-chave:

habitação, modernismo, família Klabin

Resumo

O artigo busca fazer uma primeira leitura de uma casa de campo construída por Emmanuel Klabin em Campos do Jordão, SP, Brasil, no início dos anos 1950. Trata de apresentar obra e autor, tentando contextualizar as possíveis teias de filiações e referências que envolvem ambos. Busca entender quais ideias e conceitos teriam possivelmente influenciado o projeto e a construção, que, ao mesmo tempo em que é figurativamente associada a um submarino, sugere certo apego a procedimentos e princípios racionalistas. Se, por um lado, o caráter plástico formal da casa chama atenção, seu autor também se destaca. Irmão de Mina Kablin e cunhado de Gregori Warchavchik, esteve em contato direto com um contexto de efervescência cultural, especialmente ligado a arquitetura modernista no Brasil de meados dos anos 1920 e 1930, além de ser um empreendedor do setor imobiliário que se mantinha próximo ao canteiro de obras. Parte de uma pesquisa em andamento, o artigo apoia-se em informações baseadas em registros documentais, levantamentos in loco e entrevistas. Pretende dar visibilidade à possível atitude de “ruptura com procedimentos e modelos estéticos convencionais” que a casa apresenta, alinhando-se, nesse sentido, com a temática Modernos Radicais da V!12.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Mônaco dos Santos

É Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Professora Adjunta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do grupo de pesquisa Nó Lab. Estuda modalidades habitacionais metropolitanas, cidades e cultura digital, modelagem digital e políticas culturais com meios digitais.

Andressa Carmo Pena Martinez

É Doutora em Urbanismo e Professora Adjunta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do grupo de pesquisa Nó Lab. Estuda projeto de arquitetura e urbanismo e processos digitais de projeto.

Publicado

01-07-2016