Reflexões sobre a introdução da abordagem paramétrica no ensino de projeto

Autores

  • Neliza Maria e Silva Romcy
  • Marcelo Bezerra de Melo Tinoco
  • Daniel Ribeiro Cardoso

Palavras-chave:

parametrização, V!11, ensino, processo de projeto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as especificidades da parametrização e sua inserção no ensino de projeto, considerando novas propostas didáticas. A metodologia utilizada inclui levantamento bibliográfico e identificação de experiências no cenário nacional e internacional que tragam as aplicações de processos paramétricos no ensino. Com a revisão bibliográfica, percebeu-se que tanto as reflexões contemporâneas acerca do ensino de projeto quanto o desenvolvimento de habilidades voltadas para a abordagem paramétrica ressaltam o papel do ateliê como um ambiente que incentive a investigação e colaboração, afastando-o de um modelo tradicional de simulação da prática profissional (foco no produto) para o incentivo à prática experimental (foco no processo). Como desafio, foi ressaltado que, além da capacitação em softwares específicos, é necessária uma mudança de olhar sobre o objeto projetado, considerando uma visão sistêmica, onde a definição de relações e interações repercute na geração do produto final. O controle do projeto e da produção a partir da associação de processos paramétricos com equipamentos de fabricação possibilita a aproximação de etapas de concepção e materialização, resgatando a importância dos modelos físicos. Porém, é visível um aumento de complexidade com o envolvimento de competências que ultrapassam a expertise de uma única disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neliza Maria e Silva Romcy

É Mestre em Engenharia Civil e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência em tecnologia da informação na construção civil e processo de projeto.

Marcelo Bezerra de Melo Tinoco

É Arquiteto, Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas e professor Associado III do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente com a temática da Política e Projeto da Habitação Social.

Daniel Ribeiro Cardoso

É Doutor em Semiótica, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisa em processos de emergência da forma na arquitetura, como processos contemporâneos de projeto no Design, Arquitetura e no Urbanismo e Modelagem da Informação na Construção.

Publicado

10-12-2015