O manifesto do Parametricismo: perspectivas acerca de um "novo estilo global" para o design da arquitetura e do urbanismo

Autores

  • Rodrigo Scheeren
  • Daniel Lenz Costa Lima

Palavras-chave:

Parametricismo, V!11, Design Paramétrico, Teorias e Manifestos, Patrik Schumacher, Zaha Hadid

Resumo

No cenário pós-teórico da cultura digital e da experimentação na arquitetura contemporânea, o design paramétrico se destacou pela resposta positiva ao desejo de inovação e controle do processo projetual. Patrik Schumacher – Zaha Hadid Architects e AA Design Research Lab – defende um novo estilo unificado para a arquitetura contemporânea, baseado na parametrização e em princípios teóricos que constituem o paradigma do Parametricismo. O objetivo do artigo é explicitar e aprofundar o discurso teórico do Parametricismo, suas propostas, conceitos e técnicas, além da sua posição entre outros manifestos na história. O manifesto de Schumacher é analisado criticamente em relação ao contexto em que emerge, à consolidação dos seus projetos e à luz dos apontamentos de outros autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Scheeren

É Arquiteto e Bacharel em Filosofia, Mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Pesquisador da USP no NEC- Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas no qual desenvolve pesquisa em processos de projeto na Arquitetura Contemporânea, representação e interfaces entre arte, filosofia e arquitetura.

Daniel Lenz Costa Lima

É Arquiteto, Mestre em Tecnologia e Cidade, e pesquisador na área de TI aplicada para arquitetura, com temas como algoritmo de arquitetura e teoria geral dos sistemas, com ênfase no estudo de emergência de complexidade para arquitetura.

Publicado

10-12-2015