Automatizando o projeto de alvenaria racionalizada

Autores

  • Levi Teixeira Pinheiro
  • Alexandre Araújo Bertinio
  • Daniel Ribeiro Cardoso

Palavras-chave:

Parametrização, V!11, BIM, projeto de alvenaria, automação do design

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um diagrama que sirva como base para automação de projeto de alvenaria racionalizada em qualquer plataforma BIM, visando desenvolver processos de maior eficiência computacional. A investigação adotou o método building object behavior (BOB), desenvolvido pelo grupo de pesquisa formado por Chang Lee, Rafael Sacks e Charles Eastman no período de 2001 a 2004, em universidades dos Estados Unidos e Israel, em consórcio com empresas norte-americanas de concreto armado. O método se enquadra na estratégia de pesquisa design science. O processo de desenvolvimento do trabalho se deu em quatro etapas: fase de elucidação, fase de design, fase de validação e implementação. Ao longo da pesquisa verificou-se a existência de duas possibilidades de diagramas: a primeira proposta por nós e a segunda proposta por Monteiro (2011). Desenvolvemos as duas possibilidades, e a nossa demonstrou melhor eficiência computacional. Assim, ao fim do trabalho, conseguimos gerar os diagramas previstos e propor um diagrama que apresenta melhor eficiência computacional quando comparada a trabalhos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Teixeira Pinheiro

É Arquiteto e Urbanista, professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Cratéus. Pesquisador no Programa de Pós-graduação de Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve pesquisas em automação do projeto de alvenaria a partir do método building object behavior.

Alexandre Araújo Bertinio

É Doutor em Engenharia Civil, professor adjunto do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência em sistema construtivo, alvenaria estrutural, e desempenho de edificações.

Daniel Ribeiro Cardoso

É Arquiteto e Doutor em Comunicação e Semiótica, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas em processos contemporâneos de projeto no Design, Arquitetura e Urbanismo, e Modelagem da Informação na Construção (BIM).

Publicado

10-12-2015