Biofabricação e suas estratégias

Autores

  • Janaina de Andrea Dernowsek
  • Rodrigo Alvarenga Rezende
  • Jorge Vicente Lopes da Silva

Resumo

Recentes avanços na manufatura aditiva têm permitido, ainda que em estágio preliminar, a impressão 3D de biomateriais e/ou células. A cada dia, o processo de biofabricação vem sendo adaptado para, no futuro, produzir diferentes tipos de tecidos humanos, em uma larga variedade de formatos e complexidades estruturais que possuam específicas propriedades biomecânicas como, por exemplo, características da vasculatura, visando à criação de biomodelos que mimetizem tecidos com parâmetros próximos dos reais. O grande desafio nessa área do conhecimento se dá no desenvolvimento de modelos/biomodelos que representem mais fidedignamente os parâmetros biológicos requeridos. E isso só será conseguido com a integração de vários pesquisadores, estudos e técnicas multidisciplinares. Visando a formação de um grupo multidisciplinar na área da manufatura aditiva voltada para a impressão 3D de modelos virtuais e físicos incorporando conceitos biológicos, a Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D), situada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) que responde ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vem desenvolvendo estudos relacionados a todas as etapas do processo de biofabricação, integrando diferentes estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina de Andrea Dernowsek

É Doutora em Ciências Biológicas e pesquisadora na Divisão de tecnologias tridimencionais (DT3D) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Atualmente pesquisa Bioimpressão 3D de tecidos e órgãos, modelagem tridimensional e simulações computacionais.

Rodrigo Alvarenga Rezende

É Doutor em Engenharia Química, Pesquisador e Coordenador de Projetos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia Renato Archer. Atualmente trabalha com Tecnologia da Informação para a bioimpressão de tecidos e órgãos humanos.

Jorge Vicente Lopes da Silva

É Doutor em Engenharia Química, Pesquisador e Coordenador de Projetos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia Renato Archer. Atualmente trabalha com desenvolvimento de software 3D, bioengenharia e biofabricação.

Publicado

10-12-2015