Relendo Agregados, Design Digital para Design 1

Autores

  • Gernot Riether
  • Daniel Baerlecken

Palavras-chave:

Metodologia em CAAD, Educação em CAAD, Design Generativo, Modelagem Paramétrica

Resumo

Representação em Arquitetura pode funcionar de duas maneiras diferentes: para explicar ou para gerar. Usando a representação como ponto de partida gerativa, ela não serve para representar, mas para construir uma realidade que ainda está por vir, um novo modelo de realidade. Este uso gerativo da representação é normalmente entendido como um convite à interpretação. O ateliê aqui descrito está substituindo o processo de interpretação por um processo de aplicação; através de uma seqüência que se move a partir da representação, que funciona como explicação, para a representação enquanto aplicação; diferenciando-o de uma seqüência de design que se move da explicação para a interpretação, como descrito por Stan Allen.

A metodologia de ensino em projeto discutida, para a instrução no ateliê de graduação em arquitetura usa uma abordagem de projeto sistemática e baseada na investigação desenvolvida originalmente por Lars Spuybroek como curso de pós-graduação e doutorado de duração de um ano. De acordo com esse método, os estudantes analisam em primeiro lugar os processos que geram padrões em sistemas. Dessa forma, a representação é usada para explicar um processo já existente como um conjunto de regras essenciais. Em seguida, aplicam-se essas regras universalmente em diferentes aspectos arquitetônicos, tais como programa, casca e estrutura. Este artigo discute a metodologia para o programa de pós-graduação e doutorado desenvolvido por Lars Spuybroek, e explica a sua adaptação à instrução em ateliê de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gernot Riether

É arquiteto, professor assistente na Escola de Arquitetura do Georgia Institute of Technology. Estuda tecnologias digitais e a relação entre arquitetura e o ambiente natural, construído e social.

Daniel Baerlecken

É arquiteto, Professor Assistente no College of Architecture do Georgia Institute of Technology. Trabalha nas áreas de Digital Design e fabricação digital.

Publicado

10-12-2012