Represent-ando presença

Autores

  • Chrissa Papasarantou
  • Assilis Bourdakis

Palavras-chave:

presença, corporeidade, interação, cinestesia

Resumo

O artigo discute a noção de RE:PRESENTAR em face ao conceito de presença. Presença é o estado de estar presente e denota o estado de estar em um espaço determinado e/ou percebido. A pesquisa é focada no estudo de espaços interativos e instalações que são compostas de artefatos virtuais e físicos, impelindo o usuário a empregar o corpo dele como o meio de interação. É proposto que o espaço seja percebido como uma experiência mista de presença e esteja relacionado à cognição corpórea, significando os sentidos do corpo, memória e cinestesia.

A revisão da literatura realizada considerando a noção de presença assim como a de corporeidade facilitou a obtenção de vários parâmetros compreendendo um campo comum para presença e personificação, orientação da atenção, natureza da interação, imaginação, etc. A seguir, vários paradigmas de instalações no qual o corpo é (na maior parte das vezes de uma maneira dinâmica) o meio de interação são apresentados e analisados. O objetivo deste artigo é desenvolver uma taxonomia dos parâmetros que derivam da literatura a fim de identificar aqueles que têm forte relação com o sentido de presença mista no que tange a cognição corpórea. O objetivo final é compor uma estrutura geral para a noção do sentido misto da presença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chrissa Papasarantou

É pesquisadora e Master em Estudos Arquitetônicos Avançados. Pesquisa abordagens, estudos e análises espaciais por meio de parâmetros corporais.

Assilis Bourdakis

É arquiteto e Doutor em Arquitetura e Construção. É pesquisador e Professor Associado na University of Thessaly. Pesquisa arquitetura interativa, visualização de informações, prédios inteligentes, design sustentável

Publicado

10-12-2012