A fotografia como instrumento de observação urbana: uma questão convergente em pesquisa sobre as cidades

Autores

  • Carolina de Hollanda

Palavras-chave:

fotografia, testemunho visual, urbanismo, assentamentos populares

Resumo

O valor do alcance da imagem como suporte técnico investigativo tem sido amplamente questionado e, atualmente, ainda encontra resistências.

A fotografia, porém, como documento e testemunho, vem resistindo há mais de um século, e é produto e instrumento da urbanização e da expansão e crescimento das cidades, sendo portanto, essencialmente urbana, na medida em que surge no mesmo momento em que nascem as cidades modernas, sendo inúmeros os registros de fotógrafos que sobre elas se debruçaram e relevantes os trabalhos de arquitetos e urbanistas que utilizam o suporte imagético como instrumento de investigação da vida urbana.

Tendo como exemplo final de novo enfoque o assentamento popular Campo Alegre, localizado entre os municípios de Nova Iguaçú e Queimados, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o artigo traça um panorama da importância da utilização da fotografia como instrumento metodológico de pesquisa e tem como objetivo relatar sobre a importância do pesquisador utilizar a fotografia como fonte de investigação e divulgação científica durante a observação e registro dos acontecimentos da vida urbana: suas histórias, seus significados e lembranças, na tentativa de decodificar seus símbolos e revelar as contradições contidas em sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Hollanda

É arquiteta e fotógrafa, pesquisadora do PROURB/UFRJ. Em seu mais recente trabalho, atuou junto à equipe do Laboratório de Habitação/FAU/UFRJ como arquiteta supervisora em projeto de regularização fundiária em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União. Pesquisa as características urbanas e habitacionais de um assentamento popular, utilizando a fotografia como principal elemento de investigação.

Publicado

01-07-2012