Entendendo o potencial urbano de Jeppe através da moda e dos quadrinhos

Autores

  • Hannah le Roux
  • Nonthokozo Mhlungu
  • Stephen Hoffe

Palavras-chave:

transformação urbana, Joanesburgo, pesquisa-ação

Resumo

Jeppe, na área central de Joanesburgo, e é uma área densa de comércio varejista e administrado por imigrantes pan-africanos, dominada pela diáspora etíope. A áre tem dinamismo sem precedentes e atrai vendedores ambulantes e consumidores particulares de todo sul da África. O comércio se estende por até seis andares nos quarteirões da cidade e transformou a cidade de uma forma mais abrangente do que as empresas e iniciativas formais. Nossa intenção em documentar esse comércio e seus espaços é de contestar a falta de reconhecimento oficial, pela cidade de Joanesburgo, da a área de Jeppe. Através de mapeamento, produção de imagens e prática performática, queríamos documentar a capacidade transformadora desses espaços ambivalentes, permitindo que a opção de reconhecimento seja considerada.

Nosso mapeamento, ocorrido entre julho de 2009 e o final de 2011, revelou grande inteligência espacial em Jeppe, minimizando a perda de espaço, combinando recursos que apoiam os processos em torno do varejo com pequenos espaços e as micro-technés dos comerciantes. Nossos dois estudos de casos, aqui apresentados, primeiramente abordam os interelações entre lugar e moda na área, através das práticas competitivas e criativas pelas quais os vendedores e consumidores participam em atos de transformação mútua igualmente. No segundo estudo, histórias em quadrinhos são usadas para criar novos relacões entre o pesquisador e os usuários da área, e para obter conhecimento aprofundado dos padrões de uso da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hannah le Roux

É Arquiteta, desenvolve pesquisa em artes na Faculdade de Arquitetura e Arte da Universidade Católica de Leuvain, leciona na Universidade de Witwatersrand. Sua pesquisa atual trata da observação da mudança, no tempo, de espaços modernistas, propondo e mapeando práticas de design que catalisam a apropriação social do espaço.

Nonthokozo Mhlungu

É Arquiteta e desenvolve pesquisa em Arquitetura na Universidade de Witwatersrand. Sua pesquisa explora estratégias de sobrevivência de refugiados na cidade de Joanesburgo.

Stephen Hoffe

Estuda Arquitetura na Universidade de Witwatersrand e seu projeto atual estuda o centro de Janesburgo e a relação entre pedestres e o espaço através de histórias em quadrinhos.

Publicado

01-07-2012