Fab Lab Kids: oficina experimental de fabricação digital de brinquedos educativos

Autores

  • Paulo Eduardo Fonseca de Campos
  • Heloisa Maria Domingues Neves
  • Alex Garcia Smith Angelo

Palavras-chave:

Ensino, Redes de conhecimento, Fabricação Digital, Meio Ambiente

Resumo

O presente artigo descreve o processo conceitual e teórico da realização de uma oficina experimental de fabricação digital de brinquedos educativos junto a comunidade da cidade de Guarulhos. O projeto foi coordenado pelo DIGI FAB (grupo de estudos em fabricação digital aplicados ao design e a arquitetura da FAU USP) em parceria com o Fab Lab Costa Rica, Fab Lab Lima, Fab Lab Barcelona e Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Guarulhos. O objetivo principal do projeto foi experimentar o aprender-fazendo, o aprender em rede e o aprender através do uso de novas tecnologias como a fabricação e a eletrônica digital por meio do tema da educação ambiental. O resultado alcançado foi satisfatório, apontando algumas falhas que serão discutidas durante o artigo e tratadas como pontos a serem metodologicamente melhor trabalhados em futuras atividades, mas, principalmente, o projeto apresenta acertos em relação à experiência do aprender em rede e aprender fazendo, e na nítida apropriação da oficina pela comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Fonseca de Campos

É Arquiteto, Doutor em Arquitetura e Urbanismo. É professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e Coordenador do Curso de Design. Pesquisa a produção do design e arquitetura contemporâneos e sua transição desde os sistemas produtivos clássicos aos atuais meios digitais de fabricação.

Heloisa Maria Domingues Neves

É Arquiteta, Mestre em Comunicação e Semiótica. Aluna do Fab Academy do Center for Bits and Atoms - MIT. Tem interesse na área de Open Design, Design Colaborativo, Fabricação Digital, Fab Lab’s.

Alex Garcia Smith Angelo

É Arquiteto. Pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - USP. Estuda as tecnologias digitais de fabricação aplicadas à Arquitetura e ao Design. Tem interesse na inserção da fabricação digital e redes de conhecimento como parte de políticas públicas na área de educação.

Publicado

01-07-2012