De Novo, Ercília

Autores

  • Graziele Lautenschlaeger
  • Rita Wu
  • Daniela Kutschat

Palavras-chave:

instalação interativa, interface tangível, paisagem sonora, Cidades Invisíveis, São Paulo

Resumo

“De Novo, Ercília” (2012) se constitui como uma instalação interativa sonora que convida o visitante a atravessá-la e experimentar padrões corporais e sonoros por meio da interação com uma estrutura cheia de elásticos. Em “As Cidades Invisíveis”, Italo Calvino nos fala de Ercília, uma cidade onde se estendem fios para designar as relações entre as pessoas e as coisas. De tempos em tempos, Ercília é abandonada e remontada em outro lugar. Dialogando com o sintético tratado de desenvolvimento urbano e da própria existência sugerido pelo autor, “De Novo, Ercília” é um projeto itinerante. E na primeira versão construída, para a Mostra LabMis 2011, Ercília foi a cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Lautenschlaeger

É mestre pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo. Em 2011 foi pesquisadora visitante no Lagear - Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é animadora cultural do SESCSP.

Rita Wu

É arquiteta e atualmente estuda Tecnologia Gráfica. Pesquisadora do grupo DeVIR - ‘Design, Ambiente e Interfaces’, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo - FAUUSP.

Daniela Kutschat

É artista plástica, doutora em Artes. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, e do Centro Universitário Senac. Desenvolve pesquisa e proposições sensoriais e cognitivas a partir do duplo Corpo_Espaço e investiga a aplicação de Tecnologias de Informação e de Comunicação ao Corpo, Objeto, Ambiente e Cidade.

Publicado

01-07-2012