Active cityship no processo de planejamento para o futuro plano “More Altona”

Autores

  • Ursula Kirschner

Palavras-chave:

cidadania ativa, planejamento urbano colaborativo, projeto interdisciplinar de estudantes

Resumo

Neste seminário de projeto de pesquisa, estudantes de análise cultural e um fotógrafo desenvolveram um método em que a participação é utilizada como contribuição para a criação de um plano futuro para Altona. O contexto é a relocação da estação ferroviária em Altona, Hamburgo. A reconstrução da área da estação fornece um local comercial e residencial. O plano futuro deve ajudar as áreas adjacentes à nova cidade a se desenvolverem ao mesmo tempo. A ideia de preparar descrições dos cidadãos foi criada interdisciplinarmente. As pesquisas foram compostas de entrevistas semiestruturadas com os cidadãos como especialistas, caminhadas pela cidade com a criação de retratos visuais de cidadãos e sessões coletivas de design para a parte norte da área da estação e para o plano futuro da Altona-Nord. Esses retratos foram tirados de sete cidadãos de Altona-Nord, durante cinco ou seis horas.

Nos resultados surgiram as maiores discrepâncias na estimativa de qualidade de vida do bairro. Aparentemente os estudantes e os alunos apreciam os baixos aluguéis e a localização central, e os idosos sentem-se confortáveis porque podem ir a locais importantes de bicicleta. Contudo, solteiros e pais com idade entre trinta e sessenta anos não se identificam com o bairro. Eles estão à procura de uma ambiência mais refinada e valorizada, com boa oferta de equipamentos para o lazer . A abordagem dos participantes para o planejamento futuro era similar, mas cada um com um foco individual. Uma aluna apresentou o conceito mais inovador. Ela queria preservar, mas ao mesmo tempo ajudar a população mais vulnerável através de instituições sociais para dar perspectivas a eles.

Se analisada dessa forma, a cultura da construção se transforma na cultura superior, não apenas pela pompa e pela qualidade arquitetônica, mas também pelo uso da criatividade da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Kirschner

É Arquiteta e Ph.D. em Artes, professora e pesquisadora do Departamento de Estudos Culturais da Leuphana Universität Lüneburg, Alemanha, pesquisa arquitetura e cultura digital.

Publicado

01-07-2011