Habitar o desastre: projetos urgentes em situações emergentes

Autores

  • Iara leite Barbosa

Palavras-chave:

abrigos temporários, desastres relacionados às chuvas, design centrado no homem, mobiliário e equipamentos, projeto de produtos

Resumo

Nos anos recentes, não somente a população brasileira, mas o mundo todo tem sido afetado por excessivas precipitações hídricas. Apesar de resultar de circunstâncias excepcionais, habitar o desastre é um tema fundamentalmente contemporâneo, problema que exige um estudo mais aprofundado sobre sua formação, construção, instalação, permanência, recorrência e acima de tudo, suas consequências. Este artigo introduz resultados iniciais da pesquisa “Design Emergencial: Projeto de Mobiliário e Equipamentos para Abrigos Temporários com Grupos Afetados por Desastres Relacionados às Chuvas”. A pesquisa visa compor um projeto piloto, tendo como estudo de caso a cidade de Eldorado, cuja proposta possa ser replicada em outras cidades do vale do Ribeira, constantemente afetadas pelas chuvas. Como resultado, são esperados estudos de possíveis implantações de abrigos temporários e outras instalações necessárias para o atendimento a desastres, com projeto de mobiliário e equipamentos elaborado a partir das aspirações de um grupo colaborativo com vivência na situação emergencial de enchente. O presente artigo reflete essencialmente sobre a espacialidade dos abrigos temporários. Apresenta a pesquisa e sua metodologia, aborda os resultados de uma experiência participativa, analisa soluções de equipamentos para a prática de reabilitação e sugere redefinições para uma arquitetura socialmente comprometida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara leite Barbosa

Arquiteta e Doutora em Arquitetura e Design, professora e pesquisadora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, estuda o design de habitações para situações emergenciais.

Publicado

01-07-2011