Arquitetura emergente, design paramétricos e o representar através de modelos de informação

Autores

  • João Paulo Soares Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tramontano Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Arquitetura emergente, Design paramétrico, Meios digitais, Organização, Processo de criação

Resumo

Atualmente a arquitetura tem sido muito discutida em relação a utilização de meios digitais integrados ao processo de criação graças ao crescente surgimento de diferentes meios que possibilitam a rápida visualização e modificação de ideias voltadas à prática de projeto. O design paramétrico encontra-se nessa discussão principalmente em relação a suas potencialidades e a postura que essa prática cobra de arquitetos que dispõem-se a trabalhar segundo rotinas que tem como base parâmetros numéricos. Esse artigo visa discutir um pouco a prática do design paramétrico principalmente em relação a possibilidade de um processo de criação em arquitetura que conta com a interação entre parâmetros organizados pelo arquiteto para possibilitar uma arquitetura emergente. Além disso, discutirá brevemente o papel desses meios digitais nessa prática de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Soares, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É arquiteto e pesquisador do Nomads.usp. Pesquisa processo de criação em arquitetura e design sob o olhar da complexidade, com ênfase na utilização de meio digitais através de software paramétricos.

Marcelo Tramontano, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É arquiteto, Doutor e Livre-docente em Arquitetura, Professor Associado na Universidade de São Paulo e coordena o Nomads.usp.

Publicado

10-12-2012