Em busca de conquistar territórios inacessíveis: A exploração e a representação da metrópole além das especialidades

Autores

  • Camille Bianchi
  • Marie-Ange Jambu

Resumo

O coletivo Readymake foi cofundado em 2010 por Camille Bianchi e Marie-Ange Jambu, arquitetas independentes e professoras na Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris Belleville. (ENSAPB) Readymake interroga acerca da apreensão do território urbano e periurbano, mediante o emprego de métodos de análise multiescalares que estabelecem um laço entre a leitura metropolitana e o processo de trabalho em escala arquitetural. As competências do coletivo bebem na fonte da experiência de urbanistas, pesquisadores, designers gráficos, cartógrafos e artistas, através de colaborações duradouras que tendem a unirem o campo da pesquisa àquele da implementação. No território das grandes metrópoles sul-americanas – México DF, São Paulo, Bogotá – e, atualmente, no coração da Île de France, a démarche do coletivo interroga e explora o surgimento, no imaginário metropolitano, de novos territórios nascidos da necessidade de se tornar legível a inframince e o local, à escala do sistema metropolitano global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camille Bianchi

É arquiteta e pesquisadora no Collectif Readymake, ligado à Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris - Belleville. 

Marie-Ange Jambu

É arquiteta e pesquisadora no Collectif Readymake, ligado à Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris - Belleville. 

Publicado

10-12-2012