Strings Pavilion: o processo de design

Autores

  • Gilfranco Medeiros Alves Universidade de São Paulo (USP)
  • Cynthia Nojimoto Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

processos de design, Cibernética de segunda ordem, Sistemas Complexos, Design paramétrico, Fabricação digital, interatividade

Resumo

O trabalho apresenta o processo de design do Strings Pavilion desenvolvido durante o AA Visiting Schoolworkshop da Architectural Association School of Architecture realizado na cidade de São Paulo, em julho de 2011. O pavilhão é resultado de um processo de criação coletiva de uma equipe de projeto composta por cinco pessoas em estado de imersão durante dez dias, e que explorou várias possibilidades de experimentações e processos híbridos, a partir de pesquisas sobre as propriedades e comportamentos dos materiais utilizados, assim como de software paramétricos. Foram incorporados e aplicados no processo de criação alguns conceitos fundamentais advindos da Cibernética de Segunda Ordem e da Teoria de Sistemas, tais como loopfeedback e responsividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilfranco Medeiros Alves, Universidade de São Paulo (USP)

É Arquiteto e Mestre em Estudos de Linguagens. Pesquisador do Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos - da Universidade de São Paulo (USP). Estuda Projeto Arquitetônico, Semiótica e Comunicação em Arquitetura, Cibernética de Segunda Ordem, Cybersemiótica, Computação Gráfica e Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Cynthia Nojimoto, Universidade de São Paulo (USP)

É Arquiteta e Mestre em Arquitetura. Pesquisadora do Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos - da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa processos de design e sistemas complexos em objetos interativos.

Publicado

10-12-2011