Os meios digitais de produção e exibição audiovisuais e a expressividade: contribuições na interface entre a educação e a comunicação

Autores

  • Djalma Ribeiro Junior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Ações Culturais, Mídias Digitais, Processo Metodológico, Arte, Audiovisual

Resumo

Cada vez mais e mais pessoas vem se apropriando de meios digitais que produzem e exibem conteúdos audiovisuais. Desde filmadoras mais avançadas até o telefone celular (não tão muito avançado) já é possível filmar e, com acesso a internet, derramar o que foi filmado para um mundo todo em potencial. Um telefone celular e uma conta no youtube, por exemplo, permite que uma pessoa, hoje, tenha mais facilidade de distribuir o que foi filmado do que um filme que tenha sido produzido, levando-se em consideração os meios tradicionais de produção, realização e distribuição de conteúdos audiovisuais seja no cinema ou na televisão convencional.

Mas o que vem sendo filmado? Que conteúdos estão sendo produzidos pelas pessoas com telefone celular e uma conta no youtube? É possível falarmos em produção ou em uma reprodução floreada com contornos de tecnicismo? Apropriar-se dos meios digitais de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais significa, também, em uma maior autonomia em termos de linguagem, criatividade, criticidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djalma Ribeiro Junior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

É pesquisador em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação e bacharel em Imagem e Som pela mesma universidade. Atua como Técnico de Laboratório Audiovisual do Departamento de Artes e Comunicação e como Assistente de Coordenação na Coordenadoria de Cultura da UFSCar. É perquisador membro do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos da UFSCar e Coordenador do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular (GECEPop).

Publicado

01-07-2012