O que você quer dizer com...? Diálogo, conversação, interpretação

Autores

  • Daniel Morais Paschoalin Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Anja Pratschke Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7126-2871

Palavras-chave:

Diálogo, Conversação, Hermenêutica, Interpretação, Compreensão

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da noção de diálogo ou conversação a partir de conceitos da filosofia hermenêutica, conforme expressa no pensamento do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer. A hermenêutica trata da questão da compreensão humana como um fenômeno essencialmente interpretativo, pela projeção e revisão contínua de sentidos sob a forma circular de um processo dialógico, descrito na forma de questionamento por perguntas e respostas. Pela abertura ao diálogo é possível o desvelar de estruturas conceituais pelo reconhecimento de sentidos na opinião alheia, através do qual podemos chegar a participação em acordos sobre estes sentidos. Esta abordagem, por sua vez, promove uma perspectiva ontológica e epistemológica pós-racionalista, em que as dicotomias sujeito-objeto tradicionais do pensamento cartesiano são superadas pela compreensão da relação de interdependência de sentidos interpretativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Morais Paschoalin, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Arquiteto. Pesquisador do Nomads.usp - Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos - do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Estuda a correlação da atividade prática de projeto em arquitetura e urbanismo e concepções de conversação em arquitetura e urbanismo.

Anja Pratschke, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Arquiteta, doutora em Ciências da Computação e tem pós-doutorado em Cibernética de Segunda Ordem e Arquitetura. Professora e pesquisadora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. É Coordenadora do Laboratório de Ensino Informatizado (LEI) e Co-coordenadora do Nomads.usp - Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos.

Publicado

01-07-2012