Gambiólogos: do digital, do analógico e de elementos da cultura

Autores

  • Fred Paulino
  • Lucas Mafra

Palavras-chave:

Ações Culturais, Mídias Digitais

Resumo

Começamos uma conversa com dois fundadores do coletivo Gambiologia. O coletivo se inspira na tradição da “gambiarra”, a adaptação e improvisação para encontrar soluções simples e criativas utilizando recursos de baixo custo. O Coletivo é formado por Fred Paulino, Lucas Mafra e Paulo Henrique Pessoa [Ganso] e tem projetos apresentados em várias exposições. O grupo apresenta discussões que perpassam temas de inclusão, indeterminismo e a estética da “gambiarra”. Participaram dessa entrevista Fred Paulino e Lucas Mafra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fred Paulino

É artista visual e designer, bacharel em Ciências da Computação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e em Arte Contemporânea pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais). Realiza obras em suportes diversos, desde experimentações gráficas, vídeo e intervenções urbanas até eletrônica e programação de sistemas. Foi diretor criativo do Estúdio Osso e um dos fundadores do Coletivo Mosquito. É colaborador do Graffiti Research Lab (EUA) e coordenador do seu núcleo brasileiro, o Graffiti Research Lab Brasil.

Lucas Mafra

É designer de produto pela Universidade FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura), e autodidata em eletrônica. Projeta, desenha e constrói produtos eletrônicos e luminárias a partir de materiais reciclados, e possui ampla experiência na utilização de LED’s e em circuit bending. É colaborador do Graffiti Research Lab Brasil.

Publicado

01-07-2012