Potencial colaborativo: desenhando coexistência no contexto urbano

Autores

  • Tom Bieling
  • Gesche Joost
  • Alexander Muller

Palavras-chave:

pesquisa em design, design como infraestrutura, design participativo, intercultural, jovens, vida urbana, TIC, living labs

Resumo

Neste artigo, discutimos idéias, observações e conceitos derivados de um estudo de caso: StreetLab, um projeto de co-design em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que foi realizado em uma comunidade desfavorecida em Berlim, Alemanha.

Uma série de oficinas foram realizados com crianças e jovens explorando suas perspectivas sobre a tecnologia de comunicação no futuro. O estudo levantou idéiassobre o potencial e os desafios em geral da diversidade cultural no contexto de espacialidades híbridas e mais especificamente, em como essas oficinas podem inspirar um processo interativo em futuras experiências de projeto.

StreetLab foi configurado como uma infraestrutura segundo o conceito de living lab, um laboratório de pesquisas implantado em um espaço público, e criou uma plataforma convidando à participação diferentes grupos de interesse: jovens do bairro, organizações não governamentais, a equipe de pesquisadores de design e cientistas sociais, bem como um parceiro da indústria. Com base em metodologias como Pesquisa-Ação, Teoria Fundamentada em Dados e Design participativo, realizamos oficinas lúdicas sobre a utilização experimental das TIC, com mais de 100 crianças de 10 nacionalidades diferentes. Através das oficinas do StreetLab aprendemos sobre as diferenças culturais na abordagem das crianças junto as TIC, sobre um hiato social quando não se têm acesso às tecnologias atuais, e sobre a curiosidade e o potencial criativo das crianças como designers de futuras inovações.

O principal objetivo deste artigo é somar aspectos de diversidade e de sustentabilidade social ao processo de pesquisa em design, tentando compreender as diferenças de gênero, cultura e problemas sociais quando se pensa sobre tecnologias inovadoras - vê-los como um enriquecimento geral, ao invés de restrição.

Neste artigo vamos discutir os diferentes aspectos do “desenho da coexistência”, do qual privilegiaremos abordagens de pesquisa em design participativo e seu potencial para a interação social em geral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tom Bieling

É Pesquisador do Laboratório de Pesquisas de Design da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha.

Gesche Joost

É Professora do Departamento Design de Interação e Mídia da Universidade Técnica de Berlim e Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas de Design da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha.

Alexander Muller

É Pesquisador do Laboratório de Pesquisas de Design da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha.

Publicado

10-12-2010