RE:PRE:SENTAR

Autores

  • V!RUS Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Resumo

A edição número 08 da revista V!RUS propõe uma reflexão sobre Representar. A palavra vem do latim repraesentaree contém dois prefixos. O primeiro é re-, que significa 'para trás', sugerindo a reiteração de algo, e o segundo é prae-, que significa adiante, antes de, e remete a algo que ainda estaria por vir. Os dois prefixos encontram-se ligados ao verbo sedere, cujo significado de assentar, sentar, designa o que se estabelece, o que se define. Desse ponto de vista, RE:PRE:SENTAR envolve, ao mesmo tempo, um gesto relacionado à pré-existência, ao que já havia ou que já foi (re-), associa-o a um olhar sobre o que ainda não é, ao que pode vir a ser (pre-), e transforma o ato de definição, de estabelecimento, de permanência (sentar).

Os três significados fundamentais que William de Ockham atribui a representar também nos ajudam a antever possíveis abordagens desse tema: 1. a mediação em si, como "aquilo por meio de que se conhece alguma coisa", 2. os processos de representar como possibilidade de "conhecer alguma coisa, após cujo conhecimento conhece-se outra coisa", e 3. o status de objeto que a representação pode assumir em relação ao objeto representado, capaz de "causar o conhecimento do mesmo modo como o objeto causa o conhecimento.".

Propomos, assim, que o tema RE:PRE:SENTAR abarque temporalidades e significações diversas, estimulando reflexões transdisciplinares a partir de olhares advindos de muitas áreas do conhecimento. Serão bem-vindas tanto reflexões teóricas, conceituais e de caráter histórico quanto registros de realizações, experiências e práticas, de obras artísticas e áudio-visuais, incluindo intervenções nos campos da arquitetura, do urbanismo, do design, da comunicação e da informática, seja nas dimensões dos espaços concretos, virtuais ou híbridos, e de estudos específicos sobre software e interfaces digitais e suas aplicações, priorizando aqueles de uso comunitário e social. Da mesma forma, esperamos complexizar essa reflexão com contribuições advindas das ciências sociais, da educação, da filosofia, da psicologia e da matemática, entre outras áreas, além de estudos sobre políticas públicas e sobre sustentabilidade sócio-ambiental.

Interessam-nos trabalhos que discutam o RE:PRE:SENTAR a partir de estímulos variados, como processos de comunicação, de leitura e de criação, implementação e estudo de narrativas, utilizando-se preferencialmente da mediação de plataformas digitais, tangíveis ou não, por um lado; processos de aproximação de realidades distantes, tendo o representar como meio de trazer para perto o que está longe - em diversos sentidos -, explorando conceitos como os de multiculturalidade e transdisciplinaridade, as potencialidades das chamadas redes sociais online nessas aproximações, e a própria noção de se ter como referência pensamentos ou obras produzidos em culturas geografica ou socialmente distantes, por outro. Relacionando o tema a estudos cibernéticos e do pensamento complexo, pensamos no re:pre:sentar como processo de observação capaz, inclusive, de modificar o objeto representado, e como relação entre a representação, o objeto representado e seus observadores, constituindo partes de um mesmo sistema.

Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos peças musicais e depoimentos em arquivos de áudio, projetos de arquitetura, urbanismo e design e a reflexão crítica sobre sua concepção, vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, animações, entrevistas, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para divulgação científica.

As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 17 de Setembro de 2012, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.

DATAS IMPORTANTES:

_Agosto de 2012: primeira chamada de contribuições
_26 de Setembro de 2012: data limite para recebimento de contribuições
_15 de Outubro de 2012: envio de aviso de aceite e solicitações de adequação aos autores
_29 de Outubro de 2012: prazo para recebimento das correções dos autores - data limite para recepção do trabalho final
_19 de Novembro de 2012: revisão das traduções pelos autores
_26 de Novembro de 2012: data limite para recebimento das revisões
_Dezembro de 2012: lançamento da V!RUS 08

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01-07-2012