Projeto Remote Design Studios: relatório final

Autores

  • Marcelo Tramontano Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Mario Vallejo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Maurício José da Silva Filho Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Danilo Cazentini Medeiros Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de Projeto, Ensino Remoto, Covid-19, Enquete

Resumo

Este trabalho corresponde ao relatório final do projeto Remote Design Studios (RDS), que apresenta os resultados de consulta feita a professores de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo de instituições de ensino superior. A consulta reuniu informações sobre a realização de atividades remotas online de ensino de projeto durante o primeiro semestre letivo da pandemia de Covid-19. A consulta foi realizada por pesquisadores do Nomads.usp - Núcleo de Estudos em Habitares Interativos da Universidade de São Paulo, no período de junho a agosto de 2020, e contou com 166 respondentes de instituições de 14 países. As informações apresentadas neste relatório são referentes aos respondentes vinculados a instituições de ensino do Brasil, situadas em 14 estados brasileiros. A metodologia empregou consulta, por meio de questionário online, reuniu trabalhos discentes, quando disponibilizados pelos entrevistados, e sugestões de aplicativos computacionais específicos que oferecessem facilidades para o processo de projeto à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Tramontano, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Arquiteto, Mestre, Doutor e Livre-docente em Arquitetura e Urbanismo, com Pós-doutorado em Arquitetura e Mídias Digitais. É Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Coordena o Nomads.usp e é Editor-chefe da revista V!RUS.

Mario Vallejo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É bacharel em Desenho Arquitetônico e de Engenharia e Mestre em Arquitetura e Urbanismo. É pesquisador no Nomads.usp e doutorando no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Estuda processos digitais de projeto, colaboração, BIM, e métodos e meios de representação.

Maurício José da Silva Filho, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É arquiteto e urbanista e pesquisador no Nomads.usp, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e graduando em Sistemas da Informação na mesma universidade. Estuda o emprego de meios digitais – design paramétrico e fabricação digital – no processo de projeto de arquitetura.

Danilo Cazentini Medeiros, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Arquiteto e pesquisador no Nomads.usp, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Estuda processos de projeto viesados por inteligência artificial, investigando aspectos de colaboração entre seres humanos e máquinas.

Publicado

19-12-2020