Desenhando sistemas para o bem-estar humano

Autores

  • Mikko Koria Aalto University, Helsinque, Finlândia.

Palavras-chave:

Design, Economy, Design Thinking, Systems, V!3

Resumo

Todo ano, líderes mundiais encontram-se no Fórum Economico Mundial, em Davos, na Suíça, para colocar-se em contato e discutir questões globais. Enquanto o fórum tem sido duramente criticado por sua atitude onipotente e indiferença às reais questões que afetam a humanidade, uma reunião recente enfatizou duas importantes questões: a deficiente governança econômica global e a natureza sistêmica dos problemas econômicos mundiais.  À primeira vista, poder-se-ia supor que estas questões têm pouca relação com os desafios que designers, arquitetos, urbanistas ou gestores confrontam todos os dias. Os problemas sistêmicos globais e a governança parecem estar distantes e não acessíveis às bases populares.

Mas será isso realmente assim? Essas questões estão distantes? Elas parecem, de fato, impactar nosso cotidiano e, de alguma forma, lemos constantemente sobre elas nos jornais. Impotentes, as autoridades levantam as mãos e se rendem. As instituições financeiras globais deficientes baseadas na ganância tornam a vida cara para o homem comum e sociedades falham em suprir até mesmo os serviços mais básicos em saúde e educação para seus membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikko Koria, Aalto University, Helsinque, Finlândia.

Arquiteto, doutor em Economia, professor da Aalto University e diretor do Programa Internacional de Administração de Negócios em Design, Helsinque, Finlândia.

Publicado

01-07-2010

Edição

Seção

Tapete