Urbanismo paramétrico: emergência, limites e perspectivas de nova corrente de desenho urbano fundamentada em sistemas de desenho paramétrico

Autores

  • Robson Canuto
  • Luiz Amorim

Palavras-chave:

Urbanismo paramétrico, Desenho urbano, Sintaxe espacial, Design

Resumo

Nas últimas décadas, tem havido um avanço extraordinário no desenvolvimento de ferramentas de desenho paramétrico. No desenho paramétrico, são os parâmetros de um objeto particular que são declarados, não sua forma. Essas tecnologias têm sido transferidas das indústrias aeroespacial e automotiva para a arquitetura e o urbanismo, constituindo o que é conhecido como urbanismo paramétrico, um procedimento teórico e metodológico desenvolvido na prática do escritório Zaha Hadid Architects, cujos projetos de desenho urbano em larga escala têm utilizado, com freqüência, ferramentas de deign paramétrico. Esse artigo analisa a emergência desse novo modelo de urbanismo, a fim de identificar seus limites e mostrar perspectivas para seu aperfeiçoamento. Apesar das grandes potencialidades oferecidas pelas teorias e ferramentas do urbanismo paramétricos para aumentar a eficiência e a qualidade das propostas de desenho urbano, verifica-se que o modelo apenas é sensível a parâmetros formais, ambientais e funcionais. Parâmetros de configuração do espaço, fundamentais para a compreensão da dinâmica urbana, bem como para propor novas formas urbanas, não são explorados. Assim, são propostas possibilidades de aperfeiçoamento do modelo, através da introdução de parâmetros de configuração espacial, com base nos paradigmas de urbanidade e de formalidade, como formulados por Frederico de Holanda. Argumentamos que o referido modelo pode ser melhorado se parâmetros espaciais forem introduzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Canuto

É Arquiteto, Mestre em Arquitetura, e pesquisador nas áreas de Morfologia Urbana e Arquitetônica e Tecnologias Computacionais Aplicadas à Arquitetura e ao Urbanismo.

Luiz Amorim

É Arquiteto, PhD em Arquitetura, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura e do Grupo de Pesquisa de Morfologia da Arquitetura e do Urbanismo.

Publicado

01-07-2010

Edição

Seção

Ágora