Aspectos sistêmicos da arte interativa auditiva em esfera pública

Autores

  • Rolf Grossmann Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha
  • Andreas Otto Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha

Palavras-chave:

V!3, Music, Interaction, Public space, Systems

Resumo

A complexa relação entre som, interfaces auditivas, ação individual e esfera pública pode ser moldada de diversas maneiras. De um modo geral, qualquer interação com a tecnologia musical deve, antes, compreender uma visão da interferência de múltiplos sistemas complexos do que manter-se numa noção generalizada de controle entre o homem ou ambiente e a máquina. Comparado com os modelos hierárquicos e lineares, que são mais estáticos e amarrados com estruturas causais de “comportamento”, o conceito “sistemas” dinâmicos tem uma vantagem em descrever as interações e processos complexos multidimensionais de comunicação.

Este artigo apresenta a interação de várias estratégias e suas origens em conceitos de interface musical, na performance e no espaço público urbano. Apresenta uma visão sobre a modificação nos conceitos estéticos de interfaces auditivas na esfera pública, da sociedade industrial para a cultura contemporânea de informação e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rolf Grossmann, Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha

é músico, Doutor em ‘Música como Comunicação’, pesquisador em interfaces tangíveis auditórias e professor da Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha.

Andreas Otto, Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha

é compositor, mídia artista, doutorando na Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha, e professor de Teoria das Mídias em Berna, Suíça.

Publicado

01-07-2010

Edição

Seção

Tapete