Levantamento colaborativo de dados mediado por plataforma digital

Autores

  • Geisa Tamara Bugs Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Fausto Bugatti Isolan
  • Karoline Ramos Rocha

Palavras-chave:

Plataforma digital, Dados geolocalizados, Mobilidade ativa, São Luís, Ação cidadã

Resumo

Este trabalho apresenta uma ação cidadã de levantamento de dados mediado por plataforma digital, a fim de refletir sobre o seu potencial e os possíveis desdobramentos no contexto de uma nova cultura tecnológica em função da pandemia de Covid-19. Considerando que as tecnologias digitais podem ser um poderoso instrumento na coleta de dados para formulação de políticas públicas urbanas, elevando os cidadãos à condição de cocriadores na construção colaborativa de cidades, apresentamos o projeto Rumbora se Amostrar, uma iniciativa de baixo para cima sobre o uso da bicicleta em São Luís e Grande Ilha, no estado do Maranhão. Por meio do relato dessa experiência e da análise descritiva dos resultados, esperamos contribuir para o debate atual acerca da presença das plataformas digitais nos diversos âmbitos das nossas vidas e, consequentemente, do seu papel no planejamento e na gestão urbana das cidades. Buscamos ainda demonstrar como a análise dos dados geolocalizados pode revelar importantes aspectos da dimensão humana, com destaque para as mulheres. Ademais, discutimos a relevância dessas metodologias e as suas possibilidades de aplicação para o desenvolvimento de propostas de intervenção e ações voltadas ao incremento da mobilidade ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Tamara Bugs, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

É arquiteta e urbanista, mestre em Tecnologias Geoespaciais e doutora em Planejamento Urbano e Regional. É docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, em cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisa nas áreas de projeto e planejamento urbano, participação pública e sistemas de informação geográfica, cartografia digital e dados espaciais.

Fausto Bugatti Isolan

É arquiteto e urbanista com especialização em 'SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento'. Co-fundador da GAUP, empresa de geotecnologia urbana, trabalha com a aplicação de Sistemas de Informação Geográfica nos estudos urbanos e análise de dados. Integra o Translab.URB, em Porto Alegre, desenvolvendo experiências de participação e aplicação de mapeamento colaborativo.

Karoline Ramos Rocha

É bacharel em Direito com especialização em Direito Processual. Integra o Coletivo Re(o)cupa - Resistência Cultural Upaon Açu, em São Luís, Maranhão, que realizou a pesquisa Rumbora Se Amostrar.

Publicado

19-12-2020