A escuta como encontro: ação e reflexão em estudo de campo coletivo

Autores

  • Luciana Roça Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tramontano Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Som, Escuta, Métodos, Pesquisa de campo, Espaço urbano

Resumo

O artigo discute métodos de pesquisa de campo em ações realizadas coletivamente, como um movimento contínuo de ação e reflexão, teoria e prática, envolvendo a escuta do espaço urbano e de seus agentes. Argumentamos que estas atividades reafirmam o ato de pesquisa como um processo contínuo de diálogo e discussão, e baseamos nossa reflexão na experiência do estudo de campo do projeto CentroSP, conduzido por pesquisadores do Nomads.usp no centro da cidade de São Paulo. Após um prólogo que examina brevemente questões impostas pela pandemia de 2020 sobre métodos de campo, o artigo contextualiza o projeto CentroSP e discute as atividades de escuta em campo enquanto práticas coletivas que auxiliam a aproximação e o enraizamento da pesquisa à realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Roça, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É bacharel em Audiovisual, Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Estuda entornos sonoros, encontros, ambiência e vida quotidiana, principalmente através de métodos de som.

Marcelo Tramontano, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É Arquiteto, Mestre, Doutor e Livre-docente em Arquitetura e Urbanismo, com Pós-doutorado em Arquitetura e Mídias Digitais. É Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Coordena o Nomads.usp e é Editor-chefe da revista V!RUS.

Publicado

20-07-2020