A análise bibliométrica aplicada a estudos de temática LGBT

Autores

  • Artur de Souza Duarte Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Israel Gomes de Oliveira
  • Maria de Lurdes Costa Domingos Universidade Federal Fluminense
  • Renato Cymbalista Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Análise bibliométrica, Revisão integrativa, Estudo de caso, Vulnerabilidade LGBT, Método

Resumo

Este artigo sistematiza duas pesquisas cujo objeto de análise são aspectos distintos da vulnerabilidade de indivíduos LGBT. Em comum, além da temática LGBT mobilizada, está a metodologia utilizada para se alcançar resultados nas pesquisas: a análise de estudos de caso e a utilização de análise bibliométrica e revisão integrativa na captação do referencial teórico. A questão de método abordada no artigo é a versatilidade que a análise bibliométrica pode ter se associado a métodos qualitativos. Ademais, sendo um dos trabalhos um estudo corporativo e outro um estudo urbano, abordaremos como métodos quantitativos podem ser adaptados para pesquisas na área de arquitetura e urbanismo com caráter transdisciplinar e quais diferenças acabam assumindo. A aplicação de análise bibliométrica e revisão integrativa possibilitou a ambos os estudos observarem as tendências, lacunas e necessidades no tratamento dos temas em tela e aprofundarem o conhecimento sobre os temas através de estudos de casos. Os resultados das pesquisas demonstram que, em estudos transdisciplinares, métodos quantitativos possuem um maior potencial quando associados a métodos qualitativos a fim de produzir conteúdo mais original e que acrescente argumentos à bibliografia existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur de Souza Duarte, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É arquiteto e urbanista e pesquisador em História da Arquitetura no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa no Laboratório para Outros Urbanismos, da mesma instituição, sobre a temática de moradia para pessoas LGBT em vulnerabilidade.

Israel Gomes de Oliveira

É engenheiro civil e possui Mestrado Profissional em Sistema de Gestão em Responsabilidade Social, com foco na temática da Diversidade e Carreira. Atua na área de Responsabilidade Social da Petrobrás na área de Integração regional e Relacionamento comunitário em atendimento aos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Maria de Lurdes Costa Domingos, Universidade Federal Fluminense

É psicóloga e doutora em Psicologia Social pela UERJ. É docente da graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida, e professora permanente no Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora nas áreas de gestão da responsabilidade social, governança corporativa, ecodesenvolvimento e sustentabilidade aplicadas à promoção da saúde e da inovação psicossocial e ambiental, com ênfase em áreas degradadas.

Renato Cymbalista, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

É arquiteto e urbanista e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas. É Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professor titular do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis do Centro Universitário Nove de Julho. É presidente do Instituto Pólis, integrante do Laboratório para Outros Urbanismos, e coordena o grupo de pesquisa "Lugares de Memória e Consciência".

Publicado

20-07-2020