Costura como método de investigação da cidade

Autores

  • Giovanna Magalhães Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Larissa Siqueira Chaves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Soraya Nór Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rodrigo Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Cidade, Efemeridade, Espaço público, Feminismo, Método

Resumo

O presente artigo tem como proposta expor reflexões que emergiram da intervenção urbana “Costuramos sonhos”, na qual partimos do intuito de performar o costurar feminino, uma atividade essencialmente doméstica, no ambiente público. Dessa ação-prática, construímos nossa própria "máquina de guerra" e nela encontramos a oportunidade de buscar o nosso processo metodológico, fundamentado na costura como categoria de análise, na efemeridade, na subjetividade, na potência em evocar os corpos femininos e a sua história. Assumir as epistemologias feministas possibilitou vislumbrar aspectos fundamentais da reflexão sobre a questão de método nas ciências e, ao utilizar as incertezas e instabilidades das categorias de análise, confrontamos os limites do método científico tradicional. A partir desse outro olhar, foi possível construir reflexões sobre a mulher e a cidade, e sobre como seus corpos-territórios encontram-se submetidos à lógica do capitalismo patriarcal. Através da subversão do dispositivo da costura, foi possível criar nossa própria relação com o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É arquiteta e urbanista e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre temas relacionados ao urbanismo e feminismo.

Larissa Siqueira Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É arquiteta e urbanista, ecóloga e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre meio ambiente, urbanismo e feminismo.

Soraya Nór, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É arquiteta e urbanista e Doutora em Geografia. É professora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, da Universidade Federal de Santa Catarina, e membro do grupo de pesquisa Análise Ambiental e Permacultura. Estuda urbanismo, patrimônio cultural, meio ambiente e permacultura.

Rodrigo Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É  arquiteto urbanista, Doutor em Educação e professor do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve estudos e pesquisas sobre experiências estéticas e perceptivas e suas articulações entre a apreensão da arquitetura e da cidade contemporânea com o campo sensível e a poética do espaço.

Publicado

20-07-2020