O desvio como método: a dimensão relacional no design radical

Autores

  • Angelica Oliveira Adverse Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Dornas Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
  • Maira Gouveia Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Método, Design, Arte, Arquitetura, Moda

Resumo

A partir de uma abordagem histórico-crítica sobre design e método, analisamos nesse artigo a dimensão relacional das experiências e das ações propostas pelo Design Radical com as seguintes áreas: a arquitetura, a moda e a arte. O estudo examina as questões a seguir: a complexidade do campo científico do design, a dimensão estética das experiências relacionais e o sistema disruptivo que redefine não somente os métodos, mas as práticas de projeto. Analisa, ainda, como o caráter interdisciplinar e transdisciplinar do Design Radical propõe uma crítica ativa a partir de experimentações quanto às formas de habitar, de vestir e de criar novos conceitos. Observa, ainda, como o ideário do Design Radical propôs uma mudança na diretriz do sistema de consumo dos objetos para novas possibilidades de vivências sensoriais. Por fim, pretende-se analisar como a questão dos métodos orientava as estratégias da prática de projeto contestando as significações socioculturais dos objetos de design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Oliveira Adverse, Universidade Federal de Minas Gerais

É Bacharel em Desenho, Doutora em Artes Visuais e residente pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora Adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisa no campo da Filosofia da Arte, Estética, História da Arte e História da Moda, desenvolvendo estudos sobre Wearable Computing a partir de relações entre a Arte, a Moda e o Design.

Adriana Dornas, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

É graduada em design de produto e é Doutora em Design. É pesquisadora e curadora de design contemporâneo no MUC – Museu da Cadeira Brasileira, onde pesquisa sobre design‐arte, design autoral, permeando a arte, a moda, a arquitetura e o design.

Maira Gouveia, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

É Bacharel em Design de Moda e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Estuda as relações entre corpo e objeto nas intersecções entre arte e design.

Publicado

20-07-2020